segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A Ciência da Informação: minha paixão

Hoje fui cedo na UnB. Eu que sempre adorei os 3 meses de férias que a universidade me proporcionava, tenho que fazer matérias no verão se quiser formar nesse semestre ainda. Aproveitei pra ir à biblioteca e buscar novo conteúdo pra minha monografia. Saí de lá com 5 livros.

E o que tem de mais nisso? A mudança de uma super preguiçosa, que levou o curso na brincadeira e que aos poucos tem tomado consciência de que é preciso se dedicar. É claro que isso só aconteceu porque fui obrigada, mas pelo menos aconteceu antes de eu terminar meu curso de Biblioteconomia sem saber de nada.

Entre prateleiras enormes da BCE, busquei livros sem nenhuma estratégia, pois o sistema estava fora do ar. Já havia feito isso algumas vezes, mas sempre me esqueço o quanto isso é bom. Capas e lombadas são muito importantes em livros. Foi assim que selecionei os meus hoje e, acreditem, encontrei livros ótimos. Primeiro olhava o estado de conservação, depois a cores, o título (para saber o idioma). Daí fui pegando os que me interessavam. Mas não coloquei de volta à estante, pois muitos livros se perdem dentro da biblioteca porque usuários recolocam os livros, muitas vezes em lugares errados. Olha eu dando uma de bibliotecária. Logo eu que, como usuária, me aventurei nas prateleiras sem seguir normas de classificação para buscar livros. Como é gostoso se sentir à vontade em uma biblioteca e quantas pessoas no mundo não fazem idéia do que é essa sensação. Grande culpa de nós, profissionais, mas culpa maior de todo um sistema que não prioriza a educação como desenvolvedora desse país de dimensões continentais.

Na minha graduação vi professores apaixonados pela leitura, que sonham, mesmo hoje aposentados, em ver o Brasil melhorar através de nossas bibliotecas e centros de informação. E mesmo hoje, na era digital, onde os apocalípticos profetizam o fim do livro impresso, o profissional que se adapta a nova realidade pode sim fazer sua parte. Os e-books estão ai. Os blogs, as redes sociais. Todas tão importantes quanto outras fontes tradicionais de informação. Sou a favor da web sim, mas também do livro, do papiro, da pedra. Se não fossem esses suportes, não teriamos chegado onde estamos.

Se o livro impresso vai acabar? Acho que não. Sua popularidade pode ser que diminua. Hoje tantos fatores são contra: informação digital, consciência ambiental, falta de espaço. Acho que os bibliófilos vão sempre existir. Eu que sempre fui amante dos livros não me importo em lê-los na tela de um computador. Tem gente que já se incomoda. Vai de cada um. O importante é ter acesso a informação e a web trouxe essa democracia.

Enfim, não consegui as matérias que eu queria, acabei por ter como única opção um matéria de Museologia, chamada "Conservação e Restauração de Documentos". Logo eu que não gosto dessa área. Mas, quem sabe não descubro o contrário, né?! Só espero que minha alergia não ataque...

É isso. Hoje senti uma coisa muito boa em relação ao meu curso. Eu entrei na universidade sem saber o que queria e por muito tempo não sabia nem mesmo de que se tratava o meu curso. Generalizar a Biblioteconomia para organização de bibliotecas é subestimar um curso tão rico desses. Eu gosto da parte de Arquitetura da Informação, que é ligada a web e usabilidade. Mas outras tantas áreas igualmente importantes, como a de bibliotecas especializadas, públicas, escolares; a produção cultural; o incentivo à leitura; o marketing da informação; entre outros muitos. Não quero apenas me limitar à Biblioteconomia e sim, abranger meus conhecimentos à Ciência da Informação, que hoje me sinto completamente apaixonada.

Acho que hoje foi um divisor de águas. Estou quase me sentindo capaz de encarar o mercado de trabalho e as pós-graduações. Agradeço a minha orientadora, professora doutora Ivette Kafure, que me despertou para a academia.

Leia mais sobre bibliotecários nesse post do Web Librarian

3 comentários:

sandra disse...

Parabens!!!!!!!!!!!

Amo-te demais.

vinicios k. ribeiro disse...

Linda, sinto-me tão bem quando posso passar uma tarde inteirinha procurando livros na BC. Uma sensação de liberdade. Gosto de olhar o sumário, ler pequenos trechos. E confesso que gosto de sair com as mãos cheias, aquele cheiro do papel.

É ótimo acompanhar seu desenvolvimento acadêmico e tenho certeza que serás uma competente e curiosa profissional. Paixão, leveza e inteligência são suas características.

Grande beijo e um 2010 imensamente nosso.

A Madrasta Má disse...

Feliz 2010!
Um ano cheio de realizações!
Bjinhos da Madrasta!

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo